Saiba a diferença entre ensino técnico e tecnólogo o que cada um representa e veja qual é a melhor opção para entrar no mercado de trabalho
Qual é a diferença entre curso técnico e tecnólogo? Essa é uma dúvida muito comum entre os jovens, principalmente aqueles que estão em busca de profissão e formação.
Afinal, atualmente o que não faltam são opções de cursos que preparam estudantes para o mercado de trabalho. No entanto, qual é a diferença entre cada um deles? Basicamente, a diferença entre as duas é o nível de escolaridade, veja só.
Curso técnico
A princípio muito comum nos anos 2000, o curso técnico tem como foco capacitar alunos do ensino médio. Assim, com conhecimento voltado para o conteúdo teórico e prático, eles são mais focados para os profissionais atuarem no setor produtivo.
É muito comum, então, vermos cursos técnicos de segurança do trabalho, enfermagem, radiologia, nutrição, administração, comunicação entre inúmeros outros.
Dessa maneira, durante muito tempo esses cursos foram considerados soluções rápidas para a entrada no mercado de trabalho. No entanto, atualmente não é a opção mais viável.
Isso porque eles não conseguem entregar uma carga de conhecimento necessária para que o aluno consiga boas vagas de trabalho. Sem contar que o valor investido pode ser maior até do que o de uma graduação.
Como se não bastasse, no mesmo período dedicado ao curso técnico é possível adquirir um diploma de faculdade. E o principal, quem conclui o ensino técnico recebe um certificado de conclusão de curso técnico, com equivalência ao segundo grau. Não podendo, o concluinte do curso técnico, fazer uma pós-graduação.
Tecnólogo
Também conhecido como superior de tecnologia, o tecnólogo tem formação superior. Sua duração é em média de dois a três anos. Os graduados em cursos tecnólogos podem fazer concursos públicos e até mesmo realizar uma pós-graduação. Vale ressaltar que para fazer um curso tecnólogo é necessário ter concluído o ensino médio, afinal, trata-se de uma graduação.
Conheça a Unicesumar
Com mais de 30 anos de atuação no mercado da educação, a Unicesumar é considerada a melhor Universidade EAD do Brasil, segundo o MEC. Presente em todos os estados brasileiros através dos seus mais de 700 Polos, a Universidade oferece mais de 70 opções de graduações e 500 pós-graduações.
Outro fator fundamental para a qualidade do ensino da Unicesumar está ligado ao material didático. Além dos livros serem gratuitos, eles possuem referências de primeira, e claro, não podemos esquecer da tecnologia aliada à educação. Os livros da Unicesumar possuem a tecnologia de realidade aumentada.
Estude na melhor do Brasil
A boa notícia é que a Unicesumar está com as inscrições abertas para o seu vestibular e, assim, conta com diversos cursos tecnólogos para quem deseja entrar no mercado de trabalho.
Para participar é muito simples, basta acessar o Portal da Unicesumar. Lá o candidato encontra as informações sobre todos os cursos disponíveis, além de conseguir entrar em contato com o polo mais próximo.
Acesse agora mesmo e realize o sonho de ter um diploma de graduação. Venha para Unicesumar.