fbpx

Nova Serrana

ERRO DE DESCRIÇÃO

Saiba mais sobre a cidade de Betim: área, vegetação, cidades-fronteiras e um pouco sobre a história do município.

Saiba mais sobre a cidade de Nova Serrana: área, vegetação, cidades-fronteiras e um pouco sobre a história do município.

Você sabia que Nova Serrana é uma das cidades com um polo da Unicesumar? Isso mesmo! Nova Serrana conta com a melhor EAD do Brasil.

Com professores mestres e doutores, metodologia exclusiva, material didático online e físico gratuito, além de plataforma digital qualificada para ensino, a Unicesumar ainda assim conta com NOTA MÁXIMA pelo Ministério da Educação (MEC), sendo a melhor EAD do Brasil. São mais de 180 cursos de pós-graduação e graduação, assim, a Unicesumar tem reconhecimento internacional e polos em todos os estados do Brasil.

Área:

283,101 km²

Vegetação Dominante:

Cerrado

Municípios limítrofes:

Conceição do Pará, Araújos, Divinópolis, Perdigão e São Gonçalo do Pará; 

Sobre a cidade:

A princípio conhecido como Cercado, um distrito criado pela Lei Provincial, n.º 1.622, de 05-11-1869, e pela Lei Estadual n.º 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Pitangui, passou a ser conhecido como Nova Serrana em dezembro de 1953 ao ser elevado à categoria de município pela Lei n.º 1.039. O topônimo originou-se do apelido dado ao município de Pitangui (Velha Serrana) da qual era distrito.

A região do “Cercado” (Nova Serrana) era repleta de índios Cataguases, como apontam os achados em cerâmica (igaçabas, panelas e vasos) entre outros artefatos. A nação dos Cataguases ocupava desde a região sul e Oeste de Minas e estavam entre o que mais aterrorizavam os primeiros habitantes. Em seguida, meados do século XVIII, escravos fugitivos (quilombolas) tomaram a região do Cercado.

Nova Serrana foi um ponto de pousada de viajantes que partiam de Pitangui para São Paulo, percorrendo uma estrada secreta no contrabando de ouro. Como no lugar existia um cercado para a guarda de animais dos viajantes, o povoado ficou conhecido, a princípio, com o nome de Cercado.

Todavia, o progresso do arraial não foi incentivado pelas lavras de ouro e sim pela cultura do algodão, criação de gado, produção e fornecimento de couro.

Os ranchos, então, desempenhavam um papel importante à beira das estradas, além de constatarem relevância para a economia das regiões transitadas por tropeiros. Assim, eram nesses lugares que abasteciam-se as tropas para viagem.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Nova_Serrana

Código