fbpx

Arcos

ERRO DE DESCRIÇÃO

Saiba mais sobre a cidade de Betim: área, vegetação, cidades-fronteiras e um pouco sobre a história do município.

Saiba mais sobre a cidade de Arcos: área, vegetação, cidades-fronteiras e um pouco sobre a história do município.

Você sabia que Arcos é uma das cidades com um polo da Unicesumar? Isso mesmo! A cidade conta com a melhor EAD do Brasil.

Com professores mestres e doutores, metodologia exclusiva, material didático online e físico gratuito, além de plataforma digital qualificada para ensino, a Unicesumar ainda conta com NOTA MÁXIMA pelo Ministério da Educação (MEC), sendo a melhor EAD do Brasil. São mais de 180 cursos de pós-graduação e graduação, assim, a Unicesumar tem reconhecimento internacional e polos em todos os estados do Brasil.

Área de Arcos:

509,873 km²

Vegetação Dominante:

Cerrado, Mata Atlântica  

Municípios limítrofes:

Formiga, Pains, Iguatama, Córrego Fundo, Santo Antônio do Monte, Japaraíba, Luz.

Sobre Arcos:

A princípio, no século XVIII, em 1769, convocaram o coronel Inácio Corrêa Pamplona para explorar e colonizar o território mineiro destruindo quilombos e redutos indígenas. Assim, ao concluir a missão, dividiu-se o território em “sesmarias”, pedaços de terra doados por Portugal a nobres e destinados à produção agrícola. Anos mais tarde, por volta de 1800, começaram a vender esses terrenos.

Foi então, nesse período, que a cidade, conhecida como “São Julião” começou a ser povoada. Todavia, somente 33 anos mais tarde o território foi batizado de “Arcos”.

Dentre as várias histórias que tentam explicar a origem desse nome, a mais aceita conta que tropeiros deixaram arcos de barris ao longo de um rio que corta o município, assim sinalizando a direção do sertão da “Farinha Podre”, hoje “Triângulo Mineiro”. Então, os bandeirantes que passavam por esse trecho da estrada começaram a chamar o rio de “Córrego dos Arcos”, nome pelo qual é conhecido ainda nos dias de hoje. Daí o nome da cidade, que até o início do século XX pertencia à cidade de Formiga. A cidade foi emancipada em 17 de dezembro de 1938.

Fonte: https://www.arcos.mg.gov.br/arcos

Código