fbpx

Igarapé

ERRO DE DESCRIÇÃO

Saiba mais sobre a cidade de Betim: área, vegetação, cidades-fronteiras e um pouco sobre a história do município.

Saiba mais sobre a cidade de Igarapé: área, vegetação, cidades-fronteiras e um pouco sobre a história do município.

Você sabia que Igarapé é uma das cidades com um polo da Unicesumar? Isso mesmo! Igarapé conta com a melhor EAD do Brasil.

Com professores mestres e doutores, metodologia exclusiva, material didático online e físico gratuito, além de plataforma digital qualificada para ensino, a Unicesumar ainda conta com NOTA MÁXIMA pelo Ministério da Educação (MEC), sendo a melhor EAD do Brasil. São mais de 180 cursos de pós-graduação e graduação, assim, a Unicesumar tem reconhecimento internacional e polos em todos os estados do Brasil.

Área:

110,08 km²

Vegetação Dominante:

Cerrado e relevo montanhoso.

Municípios limítrofes:

São Joaquim de Bicas, Brumadinho, Itatiaiuçu, Juatuba, Betim, Mateus Leme e São Joaquim de Bicas.

Sobre a cidade:

Até o século XVII, Minas Gerais era, então, habitada por índios do tronco linguístico macro-jê. Assim, a partir desse século, essas tribos foram quase exterminadas pela ação dos bandeirantes procedentes de São Paulo, que chegaram à região em busca de escravos e de pedras preciosas.

Em 1931, criou-se o distrito pela lei 50. Ainda em 1931, o decreto 10 002, de 30 de julho, transferiu a sede do distrito de São Joaquim de Bicas para o povoado do Barreiro, com o nome de Igarapé. Assim, ppertencia ao município de Pará de Minas. O decreto-lei 148, de 30 de dezembro de 1938, transferiu o, então, distrito de Igarapé do município de Pará de Minas para o de Mateus Leme.

A princípio, a luta travada por Miguel Henriques da Silva e outros em 1958 em prol da emancipação política do município viu nascer seus frutos quando, em 30 de dezembro de 1962, a Assembleia Legislativa do estado de Minas Gerais aprovou a Lei 2 764, oficializando Igarapé como município. O município de Igarapé inaugurou-se oficialmente no dia primeiro de março de 1963, em sessão solene, assim realizada sob a presidência de Murilo de Oliveira.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Igarap%C3%A9_(Minas_Gerais)

Código