Para entender as diferenças entre arquitetura e engenharia civil, em primeiro lugar, é necessário tentar entender o motivo por trás da confusão: engenharia e arquitetura são, pelo menos, parecidos?
A princípio, a confusão pode vir do fato de ambas profissões estarem relacionadas com a estruturação de construções (grandes ou pequenas). Entretanto, apesar de trabalharem na mesma área, suas funções são bastante diferentes.
ARQUITETURA
O arquiteto foca em, primordialmente, idealizar e projetar espaços. Dentro desse quesito, pode se especializar em áreas como, por exemplo, paisagismo, luminotécnico, design de videogames, acompanhamento de obras, entre outros.
Todavia, independente da especialidade do arquiteto, é necessário que o profissional seja devidamente fiscalizado por um órgão responsável. Para a arquitetura, então, existe o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR).
ENGENHARIA CIVIL
Em primeiro lugar, a Engenharia Civil é a área da engenharia que estuda e projeta estruturas. O engenheiro civil é responsável pelo processo de construção e estruturação de obras.
O campo da engenharia também tem a supervisão de um órgão responsável, nesse caso, é o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).
PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE ARQUITETURA E ENGENHARIA CIVIL
De certa forma, é possível afirmar que, apesar de também ser bastante técnica, a área da arquitetura é mais responsável pela parte estética e experiência das pessoas em relação à construção. Em outras palavras, funcionalidade e conforto, além da parte artística da construção.
Assim, o engenheiro civil cuida da parte técnica e funcional do projeto. Tudo, desde como vai funcionar estruturalmente até fiscalizar a construção da obra.
QUAL ESCOLHER?
A área de atuação em ambos os campos são bem diferentes e possuem amplitudes também diferentes. Enquanto arquitetura tem um mercado extenso de opções para especialização e trabalho, engenharia civil é uma área um pouco mais direcionada.
A escolha depende primordialmente do que te atrai mais entre construções e projetos arquitetônicos. Também é possível basear sua escolha na sua perspectiva de carreira: algo mais técnico ou algo mais estético? De qualquer maneira, ter uma visão tanto técnica quanto artística te beneficia em ambas carreiras. Ainda é importante, todavia, desenvolver habilidades em exatas independente do curso (sim, arquitetura é artística, mas bem calculada).
VENHA PARA A UNICESUMAR
Você sabia que a Unicesumar possui tanto Engenharias quanto Arquitetura como opção de graduação usando a metodologia híbrida?
Com professores mestres e doutores, metodologia exclusiva, material didático online e físico gratuito, além de plataforma digital qualificada para ensino, a Unicesumar ainda conta com NOTA MÁXIMA pelo Ministério da Educação (MEC), sendo a melhor EAD do Brasil. São mais de 180 cursos de pós-graduação e graduação, assim, a Unicesumar tem reconhecimento internacional e polos em todos os estados do Brasil.
Quer saber mais? Converse com um de nossos especialistas em carreira!