Sobre o curso Licenciatura em Geografia EAD
Primordialmente, estudar Geografia é entender a Terra, sua vegetação, relevo, clima e o impacto de seus habitantes. E, por isso, no curso Licenciatura em Geografia EAD da Unicesumar, você vai aprender sobre questões sociais, econômicas e ambientais. Além, todavia, da importância do papel social do educador e suas implicações na transmissão dos saberes geográficos e na contribuição que a aprendizagem da Geografia pode oferecer para o exercício da cidadania.
Mercado de trabalho
A princípio, ao realizar sua Licenciatura em Geografia na EAD Unicesumar, você poderá atuar como professor nos ensinos fundamental e médio, tanto em escolas públicas, quanto em instituições privadas. É possível, entretanto, ministrar aulas no ensino superior mediante a continuação de seus estudos em cursos de pós-graduação. Atualmente, a atuação dos professores vem ganhando força em áreas como a produção e análise de materiais pedagógicos (como apostilas, livros didáticos e paradidáticos), bem como em consultorias, cursinhos, editoras e outras instituições que requerem o conhecimento geográfico.
O Perfil do Profissional
O licenciado em Geografia possui um conhecimento sólido do conteúdo de Geografia que integra o ensino fundamental e médio. Também é capaz de identificar e explicar a dimensão geográfica presente nas diversas manifestações do conhecimento. O profissional articula, em sua atuação profissional, saberes didático-pedagógicos que lhe permitem de exercer sua atividade de educador, assim embasado em conhecimentos multidisciplinares, abrangendo conteúdos de História, Psicologia, Filosofia, Didática, entre outros. Além de ser preparado para propor e elaborar projetos educacionais no âmbito da área de atuação da Geografia, também é capacitado, por exemplo, para organizar o conhecimento espacial, adequando-o ao processo de ensino e aprendizagem em Geografia nos diferentes níveis de ensino, nas diferentes escalas de estudo.
Metodologia EAD
Acima de tudo, a metodologia da Educação a Distância da Unicesumar é intuitiva e, principalmente, conta com profissionais experientes compartilhando conhecimentos essenciais pra sua carreira. Por isso, você encontra ferramentas como QR CODES, realidade aumentada, recursos 3D, inteligência artificial e robótica para uma experiência imersiva e prática que o torna protagonista do seu aprendizado.
Conheça suas disciplinas do curso Licenciatura em Geografia EAD
1º MÓDULO
- GO – PROJETO DE VIDA
- FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS E ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
- POLÍTICAS EDUCACIONAIS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
2º MÓDULO
- FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
- DIDÁTICA
- GO – IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES
3º MÓDULO
- GO – PREPARAÇÃO PARA OPORTUNIDADES
- PRÁTICA DE ENSINO: CONCEPÇÃO E ORGANIZAÇÃO
- HISTÓRIA DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO
4º MÓDULO
- GO – OPORTUNIDADES E RESULTADOS
- GEOGRAFIA FÍSICA
- GEOGRAFIA POLÍTICA, ECONÔMICA, TERRITÓRIOS E REDES
5º MÓDULO
- GLOBALIZAÇÃO E ESPAÇOS REGIONAIS: PODER E CONFLITO
- PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
- FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL E ÉTICA I
6º MÓDULO
- FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL E ÉTICA II
- GEOGRAFIA DO BRASIL
- PRODUÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO: AGRÁRIO E URBANO
7º MÓDULO
- PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS GEOGRÁFICOS
- RECURSOS NATURAIS, MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO
8º MÓDULO
- GEOPROCESSAMENTO
- CARTOGRAFIA
- ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONCEPÇÃO E ORGANIZAÇÃO
9º MÓDULO
- GEOLOGIA E PEDOLOGIA
- FUNDAMENTOS DA CLIMATOLOGIA
- ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENSINO FUNDAMENTAL
10º MÓDULO
- ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENSINO MÉDIO
- HIDROGEOGRAFIA
- PRÁTICA DO ENSINO DE GEOGRAFIA : PRINCÍPIOS LEGAIS E DIDÁTICOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO
11º MÓDULO
- PRÁTICA DE ENSINO: TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE GEOGRAFIA
- ESTÁGIO SUPERVISIONADO: PROJETO NO ENSINO
- ESTATÍSTICA
12º MÓDULO
- GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO
- LIBRAS
Opinião de quem é aluno do curso Licenciatura em Geografia EAD
Dayane Reinholz Ruiz
Polo: Cacoal/ RO
Estou me surpreendendo com o curso, amando cada descoberta e conteúdo. Eu tenho muitas dúvidas, mas sempre tem alguém disposto a me ajudar tanto no Studeo, quanto no polo da minha cidade. Os professores, em especial o mediador, são sensacionais, a preocupação deles, sempre fazem de tudo para compreendermos. Adoro os projetos que fazemos no curso, gosto muito da instituição, é excelente para mim.