Arquitetura está presente na história da humanidade há mais tempo que podemos imaginar. Começando desde a era pré-histórica, passando pelo império romano, revolução industrial e até a contemporaneidade, por exemplo, a arquitetura acompanha o desenvolvimento da sociedade e a história que a segue. Por isso, acompanhe agora nossa jornada sobre a origem da arquitetura!
Arquitetura neolítica (8.000 – 3.000 a.C): Origem da Arquitetura
O início da arquitetura pode ser considerado, de certa forma, na era pré-histórica. Isso devido às construções então realizadas em função de abrigo e senso de comunidade. Obras como o Stonehenge, por exemplo, percebe-se como um dos os primeiros indícios de senso estético da humanidade.
Revolução Agrícola
A princípio, a humanidade consistia em nômades que usavam de cavernas e caça para sobreviverem. A comunicação limitada por não usarem palavras, muito menos frases, compreendia-se através de linguagem corporal e pinturas nas paredes. Por isso, foi apenas durante a Idade da Pedra Polida que os primeiros indícios da arquitetura realmente foram identificados.
De acordo com o autor e crítico de Arquitetura, Jonathan Glancey, a arquitetura teve início junto à agricultura. Motivados pela Revolução Agrícola e Pastoril (também conhecido ou definido como a época da sedentarização), a humanidade que antes era nômade e sobrevivia de caça, agora descobriu maneiras de construir abrigos, além de cultivar plantações e pastos. Assim surgiram casas de madeira, barro, pedra e argila, principalmente se desenvolvendo na mesopotâmia (na “crescente fértil”).
A cidade planejada de Babilônia (Idade do Ferro/Bronze: 1.894 – 538 a.C.)
Com o desenvolvimento da população, agricultura e construções domésticas, também surgiram, por exemplo, templos, palácios e torres. Os zigurates podem ter sido os primeiros indícios arquitetônicos (ou seja, projetados) da sociedade. Se tratavam, então, de torres sagradas com o formato quadrilátero e piramidal.
Outro ponto marcante relacionado à arquitetura e a população de Babilônia, é a criação dos jardins suspensos do rei Nabucodonosor, durante o século VI aC. Inclusive, claro, Babilônia é a provável primeira cidade planejada de todos os tempos.
Origem da arquitetura no Egito Antigo
Graças ao Rio Nilo, o Egito se tornou terra fértil ideal para os habitantes. Começando em cerca de 3.000 a.C e durante até meados de 30 a.C, o Antigo Egito abrigou construções extremamente sofisticadas para a época. As pirâmides de Gizé, por exemplo, surpreendentemente datam em até cerca de 2.500 a.C e muitas estão de pé até hoje. Foram usados, referente à construção das pirâmides, materiais como tijolos de barro cozido, pedra e calcário.
“O Egito é uma dádiva do Nilo.”
– Heródoto
Acredita-se, então, que uma forma de engenharia estabeleceu-se para o desenvolvimento da estrutura da pirâmide: da base larga até o topo estreito. Além disso, vale notar o detalhe singular da arquitetura egípcia, que eram os hieróglifos encravados ao longo de obeliscos, paredes dos palácios, pilares, e, em alguns casos, nas pirâmides.
Quer saber mais sobre a linha do tempo de arquitetura? Confira a continuação desta matéria aqui.
Estude Arquitetura e Urbanismo na Unicesumar!
Como funciona a graduação em Arquitetura e Urbanismo?
Se você acha que arquitetura é pra você, saiba mais sobre como é a parte acadêmica prévia à profissão. A graduação em Arquitetura e Urbanismo possui duração de 5 anos, então consiste numa carga horária de 4.180 horas.
Na grade de estudos, é possível encontrar tanto matérias de exatas quanto de humanas. Isso porque as partes teóricas e práticas se dividem entre artístico e cálculos. Pode-se esperar estudos sobre história e arte, assim como confecção de maquetes e desenho técnico.
Modalidade Híbrida
A princípio, os cursos da modalidade EAD com a metodologia híbrida integram o método convencional presencial. Ou seja, em sala de aula e com a interação de um tutor facilitador, e com o aprendizado on-line, que utiliza as tecnologias digitais para possibilitar o acesso ao conhecimento com o controle do tempo e ritmo por parte do estudante, mantendo o foco na personalização do aprendizado.
Com professores mestres e doutores, metodologia exclusiva, material didático online e físico gratuito, além de plataforma digital qualificada para ensino, a Unicesumar ainda conta com NOTA MÁXIMA pelo Ministério da Educação (MEC), sendo a melhor EAD do Brasil. São mais de 180 cursos de pós-graduação e graduação, assim, a Unicesumar tem reconhecimento internacional e polos em todos os estados do Brasil.
Quer saber mais? Converse com um de nossos especialistas em carreira!