A princípio, o profissional da área de enfermagem direciona-se para cuidar de enfermos. Com uma abordagem hospitalar corriqueira. Por exemplo, o profissional da área com o dia a dia dividido em administração de remédios, gestão de pessoas e papeladas, troca de curativos, auxílio para a realização de exames, e, claro, a realização de alguns procedimentos de rotina.
Qual a origem da enfermagem?
O verdadeiro início da profissão, hoje conhecida como enfermagem, não é completamente datável. Isso porque é uma posição exercida desde os primórdios dos tempos da civilização. O fato ocorrendo a partir de pessoas que cuidavam e zelavam pelos feridos em guerras e batalhas.
Nesse sentido, compreende que o modelo de enfermagem atualmente conhecido e usado se refere ao iniciado em meados de 1840. Este, ocorreu a partir do que uma religiosa rica, Florence Nightingale, desenvolveu para auxiliar no tratamento de feridos na guerra.
No Brasil, há divergência sobre a origem ou institucionalização da profissão. Todavia, um artigo por Maria Lucia Frizon Rizzotto, “A origem da enfermagem profissional no brasil: determinantes históricos e conjunturais”, esclarece. Já que relata uma série de consequências históricas em terras brasileiras como precursor da profissão.
Por exemplo, a demanda por pessoas para auxiliar no tratamento de enfermos devido a questões relacionadas com o grande número de pessoas imigrando/migrando e desenvolvendo cidades com funções primordiais não-rurais. Essa superpopulação resultava num fácil meio de transmissão de doenças infecto-contagiosas.
Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho na área da saúde é abastado e amplo, ou seja, está sempre em demanda por se tratar de uma necessidade básica da humanidade. Por analogia, a enfermagem se dissipa entre diversos níveis, áreas e modelos.
Dessa maneira, pode atuar em setores como:
- Geral
- Centro cirúrgico
- Emergência
- Resgate
- Obstetrícia
- Atendimento familiar e domiciliar
Remuneração
De acordo com o recente Projeto de Lei 2564/20, o atual piso salarial do profissional em enfermagem pode chegar em R$4.700,00. O piso foi aprovado após manifestações dos profissionais que compõem a linha de frente do combate contra a pandemia do coronavírus.
Como funciona a graduação em Enfermagem?
O curso de Bacharelado em Enfermagem da Unicesumar tem o objetivo de formar profissionais com competência para desenvolver e gerenciar o processo do cuidado de Enfermagem individual e coletivo, na perspectiva da integralidade, do raciocínio clínico e epidemiológico, nos diferentes contextos de prática profissional, em consonância com a realidade social e de saúde; profissionais capacitados e com autonomia para atuar na prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde das pessoas, trabalhando em parceria com outros profissionais da área da saúde.
O profissional enfermeiro deve desenvolver a capacidade de comunicação, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, criatividade e humanização. Ao final do curso, o enfermeiro terá habilidades e competências necessárias para tomar decisões, gerenciar o cuidado e equipe de enfermagem, além de atuar nas diversas área da saúde, respeitando os preceitos éticos da profissão.
Modalidade Híbrida
A princípio, os cursos da modalidade EAD com a metodologia híbrida integram o método convencional presencial. Ou seja, em sala de aula e com a interação de um tutor facilitador, e com o aprendizado on-line, que utiliza as tecnologias digitais para possibilitar o acesso ao conhecimento com o controle do tempo e ritmo por parte do estudante, mantendo o foco na personalização do aprendizado.
Com professores mestres e doutores, metodologia exclusiva, material didático online e físico gratuito, além de plataforma digital qualificada para ensino, a Unicesumar ainda conta com NOTA MÁXIMA pelo Ministério da Educação (MEC), sendo a melhor EAD do Brasil. São mais de 180 cursos de pós-graduação e graduação, assim, a Unicesumar tem reconhecimento internacional e polos em todos os estados do Brasil.
Quer saber mais? Converse com um de nossos especialistas em carreira!