Explica-se o número pelo portfólio da instituição, que apostou em áreas que atendem a necessidade de mão de obra especializada para setores em pleno crescimento
A Unicesumar – quarta maior universidade do país – acaba de atingir a marca de 300 mil alunos na modalidade a distância, espalhados nos mais de 900 polos pelo Brasil e também internacionais.
Entre esses estudantes, mais de 20 mil estão cursando graduações ofertadas na metodologia híbrida. Tais como engenharias e cursos na área de saúde e bem-estar – os mais procurados na instituição (85%), seguidos por graduações nas áreas de tecnologia (64%) e engenharias (56%).
Aumento nas matrículas em 2020
A instituição registrou, entre outubro de 2020 e fevereiro de 2021, um aumento de 26% nas matrículas em cursos EAD, em comparação ao mesmo período de 2019.
Segundo o pró-reitor executivo da EAD Unicesumar, William Matos, em um momento de pandemia mundial como o que estamos vivendo, chegar a essa marca representa muito mais do que 300 mil alunos matriculados, mas 300 mil pessoas que acreditam na educação e no seu poder transformador.
“Nosso propósito é levar educação de qualidade para cada vez mais pessoas, e esses números representam exatamente isso. Hoje percebo que o propósito não é só do William ou da Unicesumar, mas outras 300 mil pessoas também acreditam nisso. Elas escolheram mudar suas vidas a partir da educação, assim como eu e todo o time que faz parte da EAD Unicesumar. Estou muito feliz, mas sei que podemos levar educação para ainda mais pessoas, em lugares inimagináveis”.
Motivo do crescimento – somos 300 mil alunos
Há dois anos em expansão internacional, entre os 300 mil alunos da Unicesumar, aproximadamente 500 estão espalhados por Dubai e Genebra.
Mas o crescimento no número de estudantes não se deve apenas a expansão. De acordo com o Mapa do Ensino Superior no Brasil 2020, houve um crescimento de 145% nas matrículas em cursos de graduação EAD, entre 2009 e 2018. Na EAD Unicesumar, entre outubro de 2020 e fevereiro de 2021 registraram-se mais de 100 mil matrículas.
De acordo com o pró-reitor executivo da EAD, William Matos, a busca pela EAD cresceu. Mas a assertividade na oferta de cursos e a metodologia oferecida pela instituição são os diferenciais que os alunos buscam.
“No início de 2018 comemoramos 100 mil alunos, pouco tempo depois de lançarmos a metodologia híbrida, em 2017. A grande procura por engenharia, assim como por outros cursos, mostrou que acertamos na estratégia educacional. Agora, em 2021, nem terminamos o processo seletivo e já atingimos essa marca, 300 mil alunos. Acredito que, mais uma vez, lançamos cursos focados nas necessidades do mercado. Estamos formando profissionais para atender a necessidade de mão de obra especializada para setores em pleno crescimento durante a pandemia. E que, mesmo após tudo isso passar, continuarão a ser demandadas”, afirma William Matos.