Em primeiro lugar, depois de concluir as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o que os estudantes devem fazer para garantir um futuro promissor?
Fiz a prova do ENEM, e agora? Essa é uma dúvida muito recorrente entre os jovens que realizam a prova do Exame Nacional do Ensino Médio, uma das grandes portas de entrada para as universidades.
Entretanto, muitos estudantes não sabem o que é necessário para concorrer a vagas nas universidades. Ou pior, muitos deles não sabem nem qual curso, por exemplo, mais combina com sua personalidade.
Dessa maneira, preparamos um conteúdo para ajudar esses estudantes a se encontrarem e terem uma ideia sobre o que fazer depois da prova. Então já separe o bloco de notas para anotar todas as dicas.
Saiba o que você quer fazer
Essa é uma das missões mais difíceis de realizar, principalmente na hora de escolher qual curso fazer. Assim, a partir daí fica mais fácil escolher a melhor universidade na qual deseja estudar.
Difícil escolher qual curso fazer? Não se preocupe, existem diversos sites que dão dicas para descobrir as graduações que deseja cursar.
Pesquise sobre quais são as reais possibilidades
É fundamental entender tudo aquilo que é possível fazer com a nota do ENEM. O mais comum é usar a prova para entrar em universidades públicas, através do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu. Este é o programa do Governo que usa a nota do ENEM para ingressar nessas instituições, entretanto, não é a única.
Há também o Programa Universidade para todos, ou Prouni. Diferentemente do Sisu, este programa é destinado para estudantes que desejam ingressar nas universidades particulares.
O sistema é basicamente o mesmo. As melhores notas conseguem a bolsa, a diferença é que o número de vagas é diferente para cada curso e instituição.
Além disso, a porcentagem de bolsas também varia, tanto da disponibilidade das instituições de ensino, quanto para as condições do estudante.
O ENEM também é necessário para quem deseja usar o Fies, financiamento estudantil no qual o estudante realiza um acordo com um banco (Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal) que paga a graduação e o aluno só vai quitar o valor com juros menores depois de formado.
Vale lembrar que, assim como o Prouni, o Fies também é oferecido por porcentagem.
Extra: E se eu não tiver feito a prova do ENEM?
Existem também alguns estudantes que não fizeram a prova do ENEM, mas desejam estudar. Não é necessário se preocuparem, pois as instituições particulares ainda fazem seus vestibulares.
O interessante das faculdades, centros universitários e universidades que contam com esse processo de seleção é que elas realizam as provas durante todo ano. Ou seja, há seleção de novos alunos sempre e os estudantes podem entrar quando se sentirem mais seguros.
E, mesmo se tratando de instituições particulares, muitas delas oferecem bolsas de estudos consideráveis que ajudam (e muito) aqueles que realmente desejam estudar.
Um bom exemplo é a Unicesumar. Tanto, que neste início de ano a instituição está oferecendo bolsas de até 50% para os estudantes da região do centro-oeste de Minas Gerais.
Conheça a Unicesumar
Com professores mestres e doutores, metodologia exclusiva, material didático online e físico gratuito, além de plataforma digital qualificada para ensino, a Unicesumar ainda conta com NOTA MÁXIMA pelo Ministério da Educação (MEC), sendo a melhor EAD do Brasil. São mais de 180 cursos de pós-graduação e graduação, assim, a Unicesumar tem reconhecimento internacional e polos em todos os estados do Brasil.
Quer saber mais? Converse com um de nossos especialistas em carreira!