Com diversos formatos, a graduação é sempre a melhor opção para quem deseja entrar no mercado de trabalho, entretanto é necessário saber qual é a ideal para você: licenciatura, bacharelado ou tecnólogo
Fazer uma faculdade é o sonho de muita gente. E para realizá-lo é importante, então, conhecer bem qual curso quer fazer. Mais do que isso, é interessante entender que tipo de formação aquela graduação vai trazer.
Por exemplo, as categorias de formação que uma graduação pode trazer. Assim, as mais comuns são bacharelado, licenciatura e tecnólogo. Você sabe a diferença entre elas?
Bacharelado
Sendo um dos tipos de graduação mais procurado, o bacharelado nada mais é do que o curso responsável por formar profissionais que, dessa maneira, atuam no mercado de trabalho.
Ou seja, este profissional não pode atuar como professor, dando aulas. Um bacharel tem capacidade para atuar aplicando seus conhecimentos no seu trabalho, mas não ensinando outras pessoas.
Vale lembrar que a graduação capacita o profissional para que ele trabalhe em diversos campos da sua área de atuação. Por exemplo, alguém formado em administração pode trabalhar com recrutamento e seleção, administração de empresas, entre outros.
A Unicesumar, a maior universidade EAD do Brasil, afirma que os cursos de bacharelado são um dos mais procurados na instituição, a exemplo de administração, serviço social, educação física e psicopedagogia.
Licenciatura
A licenciatura é um tipo de graduação voltada para a formação de professores. Quando um aluno faz a licenciatura, seja de educação física, história, geografia, letras ou pedagogia – por exemplo – está apto para ensinar, seja no ensino fundamental ou no médio. Ou seja, quem deseja trabalhar na área da educação, os cursos de licenciatura são perfeitos para isso. Diferente do bacharelado, um curso de licenciatura conta com disciplinas específicas que preparam o aluno para lecionar. Com temas pedagógicos, este profissional tem conhecimento das matérias além de saber a didática de como tratar o aluno.
As licenciaturas da Unicesumar são diferenciadas. Com mais de 10 mil alunos formados em cada curso, a grade curricular é feita preparando este profissional para atuar da melhor forma no mercado de trabalho.
Tecnólogo
Esta é uma modalidade recente e que causa bastante dúvidas para quem está pesquisando sobre graduações.
Se você é daquele tipo de pessoa que precisa de uma graduação rápida para entrar no mercado de trabalho o quanto antes, os cursos tecnólogos são os mais adequados para você.
Com apenas dois anos de duração, esse é um formato de curso com o foco maior na prática, fazendo com que o período fique mais curto. Em dois anos o aluno sai formado e já disponível para trabalhar.
Aqui, o foco é maior na prática, sem deixar de lado todo conteúdo teórico necessário para formar o profissional.
Vale lembrar que o diploma do curso tecnólogo tem o mesmo valor que o bacharelado ou licenciatura. Ou seja, o profissional formado em uma graduação tecnóloga tem o mesmo valor no mercado que qualquer outro.
Alguns exemplos de graduações tecnológicas são: Gestão de Recursos Humanos, Gestão Pública, Processos Gerenciais e Manutenção Industrial.