fbpx

Cursos mais procurados de 2021

Cursos mais procurados de 2021

Sumário

Gostaria de receber um desconto exclusivo?

Preencha o formulário abaixo e garanta já sua bolsa de até 50%.

O ano de 2021 foi de recomeço para muitas pessoas. Numa breve retrospectiva, já vem à mente vários acontecimentos marcantes dos últimos doze meses. Na área profissional, foi o momento de milhares de pessoas procurarem formas de se reinventarem. Assim, a troca entre vida acadêmica e profissional se tornou ainda mais presente. Com isso em mente, fica a curiosidade: Quais são os cursos mais procurados de 2021?

Escolher uma área e traçar seu plano de carreira, é algo indispensável para se preparar para o mercado e ter melhores chances de atingir novos patamares profissionais. Em 2021, alguns cursos tiveram uma busca mais assídua. Dessa maneira, é possível ficar de olho nas tendências acadêmicas. Separamos cinco áreas mais procuradas no ensino superior, olha só:

1 – Área da saúde

Não é surpresa que a área da saúde esteja tão alto no ranking. Porém, vale reparar que os cursos que tiveram destaque foram os de Biomedicina, Saúde Mental (como psicologia e terapias) e Farmácia.

A área de Biomedicina é um dos mercados que mais crescem no país, devido às diferentes possibilidades profissionais. Em outras palavras: o mercado de trabalho é amplo. Além de áreas como pesquisa e laboratório, ainda é primordialmente direcionado para a área estética da profissão.

O curso de Terapias Integrativas e Complementares permite a formação de um profissional que atue no segmento do bem-estar do paciente, assim, utilizando técnicas, produtos e equipamentos. Estas, sendo excelentes opções em tratamentos alternativos para ansiedade, hipertensão, depressão, emagrecimento, dores, estresse e compulsões, por exemplo. Além disso, o curso também apresenta conhecimentos que contribuem e complementam o tratamento, a harmonia, o equilíbrio e o autoconhecimento de pacientes que passam por terapias que constam no Sistema Único de Saúde (SUS).

Por fim, o curso de Farmácia qualifica o profissional para pesquisar, preparar e garantir a qualidade de medicamentos e cosméticos e na análise de alimentos. Além disso, estará atualizado sobre o que há de mais novo na indústria farmacêutica e sairá preparado para realizar análises clínicas e toxicológicas.

2 – Área da tecnologia e softwares

O campo digital está crescendo cada vez mais, por isso, cursos como Análise e Desenvolvimento de Softwares estão em alta procura na graduação. Com o mundo se tornando um grande sistema automatizado, a procura por profissionais e desenvolvedores é uma crescente certeira.

Com a formação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, você poderá, sobretudo, atuar em empresas de desenvolvimento de software. Assim como em departamentos de tecnologia da informação de organizações de diversos setores e tamanhos. Entretanto, também terá a possibilidade de desenvolver seu espírito empreendedor abrindo seu próprio negócio na área de TI.

3 – Área de Marketing e Mídias Sociais

Uma área que vem se mostrando mais e mais indispensável, é a área envolvendo a divulgação através de redes sociais. Claro, mais especificamente campos relacionados ao consumo online, como Marketing Digital.

Após cursar Marketing, por exemplo, é possível se especializar em Marketing digital. Assim, é possível desenvolver a visão estratégica e o conhecimento técnico para o planejamento de ações criativas e inovadoras de marketing digital.

4 – Economia e finanças

A área que se envolve com finanças e economia definitivamente merece destaque. Profissões como contador, economista e bancário requerem habilidades matemáticas e monetárias. Por isso, os cursos de Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e até Comércio Exterior, estão sendo bastante cotados.

Em Ciências Econômicas, um economista pode trabalhar em entidades privadas, assim como institutos e órgãos públicos, podendo também ser um profissional autônomo. Portanto, entre as atividades, você pode atuar com investimentos, análise de riscos e até programas de combate à pobreza.

O profissional de Ciências Contábeis é indispensável para qualquer negócio. O setor tem boa demanda, afinal toda empresa precisa de cuidados contábeis. Então, no mercado de trabalho, você vai poder atuar na controladoria, auditoria, perícia, prestação de serviços como assessor contábil, fiscal e pessoal, além de encontrar oportunidades no setor público, indústria, comércio e setor acadêmico.

Comércio Exterior é uma área considerada bastante promissora, especialmente em função do intenso fluxo de circulação de mercadorias em nosso mundo globalizado. Diretamente ligada aos negócios de importação e à exportação, a área envolve todos os procedimentos necessários para que essa troca entre as nações ocorra da melhor maneira possível. O profissional da área de Comércio Exterior pode atuar com logística, conversão de moedas, trâmites de pagamento, regularização de documentos e a análise das leis nacionais, para que nenhum acordo descumpra as normas legais.

5 – Os tradicionais não ficaram de fora!

Direito, Administração e as áreas de Engenharia, são, respectivamente, os últimos cursos dos mais procurados trazidos nesta lista. Por coincidência (ou não), são três áreas consideradas “tradicionais” na graduação. É possível que, por isso, não exista previsão de abandonarem a lista tão cedo nos próximos anos.

Dentro da área legislativa, um curso muito cotado é o de Serviços Jurídicos e Notariais. O curso tecnólogo prepara os alunos para exercer atividades referentes à estrutura organizacional do sistema judiciário (cartórios, tabelionatos, órgãos públicos, departamentos jurídicos) e em Serviços Jurídicos e Notariais (assistência jurídica a advogados, os auxiliando no dia a dia). Assim, será possível trabalhar tanto em setores variados quanto em áreas específicas, como serviços de escrituras, registros e protestos, contratos, procedimentos administrativos, ambientais, tributários, entre outros.

A faculdade de Administração permite que você aprenda técnicas e ferramentas para otimizar projetos, reduzir custos, gerenciar crises e planejar de forma inteligente. Bem como colaborador de uma empresa ou no seu próprio negócio. Ou seja, você estará equipado para desenvolver suas habilidades em administração contando com uma equipe de apoio feita para te auxiliar nos estudos.

A área de Engenharia é um ótimo investimento por ter tantas opções e por ser possível trabalhar numa área no qual é desenvolvida a habilidade de aplicar conhecimentos científicos em opções práticas.

CONHEÇA A UNICESUMAR

Com professores mestres e doutores, metodologia exclusiva, material didático online e físico gratuito, além de plataforma digital qualificada para ensino, a Unicesumar ainda conta com NOTA MÁXIMA pelo Ministério da Educação (MEC), sendo a melhor EAD do Brasil. São mais de 180 cursos de pós-graduação e graduação, assim, a Unicesumar tem reconhecimento internacional e polos em todos os estados do Brasil.

Quer saber mais? Converse com um de nossos especialistas em carreira!