Acesso aos laboratórios: com software conectado à nuvem, o aluno consegue monitorar sua prática em tempo real através de um aparelho remoto, além de ter acesso a todos os resultados do experimento
Estudantes de Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica, Mecatrônica e Produção da Unicesumar, passam a contar com uma das mais modernas bancadas do mundo em laboratórios multidisciplinares. Para isso, realizou-se um investimento de aproximadamente 10 milhões de reais.
De acordo com Fabio Gentilin, coordenador dos cursos de Engenharias da EAD Unicesumar, mais de 8 mil alunos se beneficiarão. Assim, sendo 1300 deles dos polos de Betim, Divinópolis e Pará de Minas. A novidade também será usada por estudantes de outros 55 polos da Unicesumar pelo Brasil.
“As bancadas utilizadas no laboratório são o que há de mais inovador no ensino das Engenharias. Nos baseamos nas mesmas tecnologias utilizadas por universidades de referência internacional para maximizar a experiência do estudante na era digital”, explica.
Desenvolvimento dos laboratórios
Em primeiro lugar, para a elaboração dos equipamentos, Gentilin visitou países referência em ensino, como a China, Alemanha e Estados Unidos. Em sua visita, conheceu, então, tecnologias educacionais ainda não ofertadas por nenhuma instituição brasileira.
Dessa maneira, com a parceria de uma Startup nacional, a Owntec, especializada no desenvolvimento de soluções didáticas para engenharias, recriaram os recursos que conheceram no exterior. Assim, produzindo equipamentos personalizados dentro dos objetivos da Unicesumar, que é oferecer uma aprendizagem significativa e de qualidade.
“Desenvolvemos equipamentos com tecnologia exclusiva no Brasil. No qual o aluno controla, comanda e monitora em tempo real, uma prática a distância, em cima de um equipamento físico. Nosso objetivo é oferecer aos nossos estudantes e futuros engenheiros uma experiência em conectividade. Esta, alinhada à indústria 4.0 e a internet das coisas”, afirma Luiz Antonio Barbieri, CEO da Owntec.
Com os novos equipamentos, então, os alunos colocarão em prática o que já estudaram na teoria através de ensaios de diferentes naturezas. Como, por exemplo, realizar teste de tração e compressão, verificar como se comporta o fluído dentro de tubulações de diferentes diâmetros e valores. Além de simular na prática circuitos elétricos prediais e residenciais.
“As novas bancadas possuem software conectadas à nuvem, onde o aluno consegue monitorar sua prática em tempo real através do seu smartphone, além do acesso a todos os resultados, dados e gráficos do seu experimento”, completa o coordenador.
Praticidade
Os laboratórios são compostos por maletas de física e química, materiais da indústria da construção, tecnologias de construção, e automação industrial. Além de ergonomia e segurança do trabalho, e as bancadas que simulam fenômenos de transporte, mecânica e resistência dos materiais e eletricidade.
Neste momento de pandemia, foi disponibilizado aos alunos, simuladores com a capacidade de reproduzir experimentos com dados obtidos em ambiente real de laboratório.
O grande diferencial é que eles conseguem realizar os testes práticos de suas próprias casas, através da internet e programas específicos ofertados pela instituição. Assim, quando os encontros presenciais estiverem liberados, os alunos estarão ambientados e preparados para os desafios propostos.
“Enquanto não podemos nos encontrar fisicamente, estamos trabalhando com todas as medidas de segurança, para deixar os laboratórios prontos e em pleno funcionamento para a retomada das aulas presenciais. De qualquer forma, nossos estudantes estão tendo acesso as mais modernas ferramentas e práticas no ensino das Engenharias”, explica Rômulo Bráulio Silva, gestor do polo de Pará de Minas que inaugurou o laboratório recentemente.
Metodologia ativa
Os cursos híbridos da EAD Unicesumar rompem com o tradicional ensino das engenharias, pautando-se, assim, no desenvolvimento do aprendizado a partir da experiência. Estruturados por meio de metodologias ativas desde o primeiro módulo, os cursos utilizam estudos de caso, gamificação, peer instruction (instrução entre pares) e rotação por estações.
Por fim, esse modelo de ensino também conta com tutores facilitadores nos laboratórios físicos, que acompanham o desenvolvimento prático dos alunos, e tutores online, que acompanham e tiram dúvidas durante as execuções de atividades. Os encontros presenciais, então, acontecem uma ou duas vezes na semana.