Você conhece o termo plágio? De acordo com o Oxford Languages, “apresentação feita por alguém, como de sua própria autoria, de trabalho, obra intelectual etc. produzido por outrem”. Em outras palavras, é o ato de copiar uma obra ou trabalho assumindo a autoria de forma ilegal.
Na vida acadêmica, além de ser uma ocorrência injusta com o autor do texto ou obra original, ainda é um fator primordial para impedir seu crescimento profissional: você não cresce, não aprende e ainda comete um crime.
Tipos de plágio
Existem diferentes maneiras de se plagiar algo. Por isso, é importante trazer a atenção para três modalidades:
- Conceitual: trata-se de usar a ideia principal. Ou seja, utilizar a essência da obra de outro autor, apoiando-se em elementos pouco distintos do original.
- Integral: Neste caso, o trabalho é selecionar alguns trechos para completar um material inexistente. Traduzindo, é copiar o conteúdo direto sem citar a fonte.
- Parcial: Aqui, apenas parte da obra é copiada, seja uma frase, parágrafos ou textos sem citar os autores. Lembra-se da colcha de retalhos que sua avó fazia, costurando diversos tecidos? É quase a mesma coisa.
Mas vale lembrar que, mesmo com diferentes tipos de plágio, qualquer um deles é errado e todos são considerados cópias. O plágio prejudica tanto quem produz o conteúdo quanto quem copia, afinal, quem plagiou, não se desenvolve intelectualmente, já que não está absorvendo conhecimento.
É importante notar que pessoas que apenas reproduzem não são bem vistas no mercado de trabalho. Isso acontece por causa da falta da produção eficiente de qualquer material que tenha estudado academicamente justamente por não ter sido capaz de produzir os trabalhos avaliados em primeiro lugar.
O que devo fazer para evitar?
Em primeiro lugar, lembre-se que plagiar é crime de acordo com o Código Penal Brasileiro e a Lei dos Direitos Autorais. Então, além de te prejudicar profissionalmente, você ainda está infringindo a lei podendo responder pelos seus atos.
Existem alguns métodos que te ajudam a produzir um conteúdo original, sem precisar recorrer ao plágio:
- Faça anotações com suas próprias palavras dos principais trechos. Dessa forma, fica mais difícil de produzir um texto com os mesmos termos que foi publicado;
- Construa seus próprios argumentos baseando no que você leu. E não se esqueça de anotar todas as ideias que tem para amarrá-las no seu texto no futuro.
- Não use palavras como se fossem suas. Caso queira ter um embasamento, só não esqueça de utilizar citações, diretas ou indiretas e não se esqueça de dar os créditos corretamente do autor.
Viu como é simples desenvolver um texto com base nos seus estudos?
Projeto Plágio Não Rola
Os alunos da Unicesumar já estão cientes dos malefícios de fazer plágio, já que contam com o projeto Plágio Não Rola.
Na plataforma há vídeos, comunicações e até mesmo atividades para ajudar nossos alunos a evitarem o plágio. Aqueles que atingem 60% da nota ainda recebem um certificado de oito horas complementares.
Se você já é aluno da Unicesumar, basta acessar o projeto no Studeo. Mas, se ainda não se matriculou, venha para a melhor instituição de ensino a distância do Brasil e tenha esta e outras vantagens durante sua graduação.