Já imaginou cursar uma graduação que é a sua cara e ao mesmo tempo tem um futuro promissor no mercado de trabalho? Então o curso de Estética e Cosmética pode ser perfeito para você.
Em primeiro lugar, bem-estar e beleza são duas coisas que estão cada vez mais em alta no dia a dia das pessoas. Afinal, gostar do que vê no espelho e estar bem consigo mesmo já é algo considerado como cuidado com a saúde e autoestima.
Assim, desde os procedimentos simples até os mais complexos, todo mundo já considerou dar uma melhorada na aparência.
Então, o que é estudado em uma graduação de Estética e Cosmética e quais são as atribuições durante a carreira? Chegou o momento de descobrir!
Afinal, o que é o curso de estética e cosmética?
Provavelmente você já percebeu que a graduação em Estética e Cosmética é voltada para a promoção de beleza, bem-estar e qualidade de vida.
Segundo a Revista Forbes, o Brasil é o 4º maior mercado no quesito beleza e bem-estar. Então, com toda certeza você convive com pessoas que consomem produtos deste mercado. Ou então até mesmo você faz parte dele. Claro, ir ao salão, barbearia e até mesmo a compra de cosméticos para os cuidados com a pele, cabelos e barba, por exemplo, ou até mesmo aquela sessão de maquiagem contribui diretamente para o crescimento da profissão.
Assim, por causa disso, a Câmara regulamentou o exercício da atividade em 2018, isso exige que os profissionais que exercem a profissão tenham uma graduação na área. Desta forma, fazer a faculdade é requisito básico para ser um esteticista.
A graduação, então, une teoria e prática para formar profissionais competentes e capazes de atuarem no mercado. Isso é excelente para as pessoas que não conseguem ficar apenas com o teórico e precisam logo colocar a mão na massa.
Durante o curso, os alunos aprendem diversos conteúdos, entre eles:
- estética capilar e corporal;
- ética profissional;
- fundamentos de beleza, estética e biologia humana;
- primeiros socorros;
- responsabilidade civil;
- técnicas de maquiagem;
- técnicas de massagem e Spa;
- terapias complementares.
Assim, a graduação de estética e cosmética possui uma grade diversificada de disciplinas. Tudo para garantir a aprendizagem da teoria, além das técnicas necessárias para que os profissionais consigam atuar no mercado de trabalho de forma brilhante.
Como o profissional formado atua no mercado de trabalho?
A princípio, um esteticista tem dezenas de atividades profissionais. Entretanto, conseguimos dividi-las em cinco grandes áreas:
- estética corporal;
- estética facial;
- embelezamento pessoal;
- terapia capilar;
- terapias complementares e integrativas.
É dentro destas grandes áreas, então, que o profissional de Estética e Cosmética encontra variadas atividades. Como massagens, pós-operatório de cirurgias plásticas e até mesmo o desenvolvimento de cosméticos para o mercado de beleza, por exemplo. Já se imaginou sendo o responsável por criar um batom ou um creme facial antirrugas?
E quais são as áreas de atuação?
Baseado nas atividades desempenhadas pelos graduados em estética e cosmética, os profissionais podem atuar em diversos locais, entre eles:
- academias;
- clínicas de estética;
- clubes;
- consultorias sobre cosméticos;
- consultórios médicos;
- indústrias de cosméticos e beleza;
- instituições de ensino e pesquisa;
- salões de beleza;
- spas.
Além disso, vale lembrar que este profissional pode empreender e abrir seu próprio negócio. É importante identificar o que mais combina com o seu perfil, seja um consultório, um centro de beleza ou até mesmo uma franquia. Outra opção é trabalhar em resorts fora do país, cruzeiros e até mesmo em praias paradisíacas.
Qual é a diferença entre o esteticista e o dermatologista?
O profissional de Estética e Cosmética tem um lugar especial no mercado da beleza de pele, cabelos, unhas e corpo. Segundo as leis vigentes, este profissional se especializa para realizar procedimentos que melhorem a aparência de modo geral, tanto no corpo quanto no rosto.
Tudo graças à grade curricular da graduação que é o responsável por englobar aprendizado sobre o organismo dos seres humanos, lesões na pele e processo de envelhecimento. Estas disciplinas fazem com que o profissional tenha o conhecimento suficiente para tratar, desde acnes e até mesmo problemas mais complexos, como cuidados pós-cirúrgicos.
No caso do dermatologista, ele precisa ter uma formação em Medicina e depois ter uma especialização em dermatologia. Por estudar o corpo humano como um todo, este profissional é capaz de fazer diagnósticos e tratamentos mais sérios, como o de câncer de pele.
Mesmo estando liberado para trabalhar com dermatologistas em consultórios e clínicas especializadas, a relação do esteticista com o médico precisa ser tratada como uma parceria. Diferentemente do médico especialista, o formado em Estética e Cosmética não pode realizar aplicação de botox, cirurgias ou outros procedimentos invasivos.
Lembre-se, cada profissão tem suas especificidades, que merecem ser respeitadas, não é verdade?
Como escolher a melhor faculdade para fazer Estética e Cosmética?
Independente da graduação que vai cursar, é fundamental ter a certeza de que fez a melhor escolha em relação a instituição que pretende estudar, afinal, ela será a grande responsável pela sua formação. Um bom exemplo é a Unicesumar! Além de oferecer tudo para que o aluno tenha o melhor conteúdo, a instituição tem a preocupação de realmente garantir que o profissional terá sucesso no futuro.
Para você ter uma ideia, o curso de Estética e Cosmética da Unicesumar recebeu nota máxima na avaliação do MEC, sendo avaliado com conceito 5.
E não é para menos, a Unicesumar tem espaços feitos especialmente para oferecer aulas práticas aos alunos, através de clínicas que permitem que os estudantes consigam vivenciar a realidade da profissão na prática.
Vale lembrar que a Unicesumar tem essa preocupação não apenas com o curso de Estética e Cosmética, mas com todas as graduações.
Esta foi a forma que a Unicesumar encontrou para proporcionar crescimento profissional para seus alunos, tornando a aprendizagem mais completa. Como isso é possível? Realizando atendimentos ao público, assim, seus alunos conseguem vivenciar a rotina de atendimento de um esteticista antes mesmo da formatura e se apaixona ainda mais pela área de atuação.
Como percebemos, então, a graduação de Estética e Cosmética é uma excelente opção, por se tratar de um mercado promissor que só tende a crescer nos próximos anos. Portanto, se esta é realmente a área que deseja, vale muito a pena fazer o investimento e construir uma carreira promissora.
Que tal saber mais sobre este e outros cursos de graduação da Unicesumar? Entre em contato conosco, será um prazer tirar todas as suas dúvidas. Aguardamos você.